Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos

Entre os mandamentos mais primordiais, encontram-se os Dez Mandamentos, que Deus revelou a Moisés no Monte Sinai.Jesus Cristo ensinou-nos que devemos obedecer a esses importantes mandamentos. (Mateus 5:21-37). Os profetas atuais ensinam o mesmo.

No capítulo 20 de Êxodo, na Bíblia, podemos ler os Dez Mandamentos do modo como foram revelados a Moisés.
  1. Não terás outros deuses diante de mim.
  2. Não adorarás imagens ou ídolos.
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus, em vão.
  4. Lembra-te do dia do Senhor, para o santificar.
  5. Honra a teu pai e a tua mãe.
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não dirás falso testemunho.
  10. Não cobiçarás os bens do teu próximo.
A obediência aos Dez Mandamentos traz bênçãos ao indivíduo, às familias e às comunidades. 


 

terça-feira, 15 de maio de 2012

O Que é Mórmon ?

O apelido mórmons foi criado por pessoas que não pertenciam à Igreja para se referirem aos membros (a princípio) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias restaurada em 6 de Abril de 1830. Por meio de Joseph Smith Jr., Jesus Cristo restaurou sua igreja que fundara em seu ministério na terra há 1830 anos, em uma manhã da primavera de 1820.

 Em dúvida sobre qual igreja estava certa, Joseph decidiu orar ao Senhor Deus, depois de ler Tiago 1:5 na bíblia, que diz: e se algum de vós tem falta de sabedoria , peça a Deus que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto e ser lhe a dada. E então em um bosque perto de sua casa, Joseph orou fielmente perguntando e pedindo por sabedoria, qual era a igreja verdadeira?, e então o próprio Joseph Smith relata: "(...)vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!(...)", e Jesus Cristo, o salvador e redentor do mundo, revelou que nenhuma das crenças no mundo eram verdadeiras, e que ele (Joseph), deveria restaurar a igreja de Jesus Cristo exatamente com era antes, com 12 apóstolos e um profeta.

BATISMO

Eu me sinto muito feliz por agora,ser membra de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias,por ter o evangelho de Jesus Cristo na minha minha vida,por ser uma Menina Moça,e por todas as coisas novas que estão por vir. tenho agora vários amigos,amigos puros,sinceros e verdadeiros,que serão para a vida toda.E agradeço por tudo que esta maravilhosa igreja está me proporcionando.sou grata também,por fazer parte da Ala S.Cândida-curitiba,
e por participar do seminário.Sou grata por tudo.


Os Mórmons acreditam que o batismo é a primeira ordenança de salvação do evangelho. Através do batismo e da confirmação pela autoridade do sacerdócio, você pode se tornar um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.



Acredita-se que o batismo serve para quatro propósitos: Um, é para a remissão dos pecados; Dois, admite-se a pessoa arrependida como membro da Igreja e do Reino de Deus na Terra; Três, é o portão de entrada para o reino celestial dos céus, ou seja, é o começo de uma caminhada de uma pessoa pelo caminho estreito e apertado que leva à vida eterna; e Quatro, é o meio pelo qual as portas da santificação pessoal são abertas.


Jesus Cristo deixou o exemplo para todos seguir, quando Ele foi batizado. Ele não precisava ser batizado porque Ele era perfeito, mais ainda assim Ele se batizou para deixar-nos o exemplo. Todos que desejam ter uma vida eterna (morar com Deus) precisam seguir esse exemplo e assim começar a andar pelos caminhos de retidão.



                                         Dia 04/05/12 Meu Batismo(Camila)

                                                       eu e Anna  R.
                                       Eu com as Sister: Horkley e Sister Tavares

Algumas fotos compartilhadas são da web.Outras são de propiedade minha.

Primeira Presidência

Primeira Presidência designa dentro do movimento dos Santos dos Últimos Dias a hierarquia máxima; seu presidente é o Presidente da Igreja e é aclamado pelos membros da Igreja como Profeta.
Este quórum é formado por portadores do Sacerdócio de Melquisedeque e, creem os Santos dos Últimos Dias, corresponde ao que funcionava na Igreja de Jesus Cristo, após a morte de Jesus, por Pedro, Tiago e João.


A Primeira Presidência foi organizada por Joseph Smith Jr, e presidida por este até sua morte em 1844. Posteriormente a Primeira Presidência foi organizada por Brigham Young, porém com dissidências.
Atualmente, a Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é formada por: Thomas S. Monson (Presidente),Henry B. Eyring (Primeiro Conselheiro) e Dieter F. Uchtdorf (Segundo Conselheiro). Estes homens formam um quórum de três Apóstolos e presidem a Igreja em todo o mundo.


Por revelação divina, a Primeira Presidência possui todas as chaves do sacerdócio.
Os membros da Primeira Presidência têm o ofício de Apóstolos, embora não componham o Quórum dos Doze Apóstolos. O Quórum dos Doze tem equivalência em autoridade à Primeira Presidência.


E o Quórum dos Setenta age sobre orientação dos Doze, porém não tem o poder pleno da igreja.
Os Setenta agem sob orientação dos Doze que agem de acordo com as orientações da Primeira Presidência, presidida por Thomas S. Monson, que segue orientações do próprio Jesus Cristo, que segundo os mórmons, é o cabeça da igreja.

Para as Moças


Cada Valor na Organização das Moças é um presente valoroso para viver!
A oportunidade de vivenciar esses Valores e obter um Testemunho de cada um passa muito rápido. Afinal são 6 anos na Organização das Moças, um tempo muito curto, para sentir sua Natureza Divina, descobrir seu Valor Individual, buscar Conhecimento, viver suas Escolhas e Responsabilidades, praticar Boas Obras, ser pura Integridade, permanecer com seu coração e mente na Virtude e existir pela Fé.

Esse é o tempo de viver. descobrir e praticar com disciplina tudo o que aprender. este é o único tempo que possuem para estar nas Moças, fazer novas amizades, cumprir metas de seu Progresso Pessoal e preparar-se para estar cumprindo com o mandamento eterno de ser selada no Templo com o portador digno do Sacerdócio para este tempo e toda eternidade.

Vivam cada momento nas Moças como princesas que são, tornem-se melhores a cada dia, fortaleçam seu testemunho e amor pelo Salvador, para ao retornar ao lar possa ouvi-lo dizer:

"Bom serva e fiel Filha, pelo pouco que fizeste, muito te colocarei nas mansões de Meu Pai".


 Abelhinhas

 Meninas Moças

Lauréis

Texto e imagens retirados(as)do site : http://mocassusrc.blogs.sapo.pt/

TEMPLO DE SALT LAKE



                                     A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO.

A principal finalidade da jornada ocidental dos pioneiros Mórmons conduzidos por Brigham Young, era estabelecer um lugar para que os Mórmons pudessem praticar sua religião, livres da perseguição que experimentaram no leste.
Construir um Templo para a adoração era uma principal prioridade para os Pioneiros Mórmons. Para os colonizadores, o Templo simbolizava sua fé e devoção ao Senhor.
A maioria do trabalho foi executado por membros voluntários dentro da comunidade. Brigham Young foi o primeiro responsável para supervisionar a construção do Templo e o arquiteto Truman O. Angell foi alistado para ajudar com o projeto. Várias visões e revelações do Senhor recebidas por Brigham Young foram de como deveria ser a aparência do Templo.

A história de sua construção é completamente magnífica. O Templo foi construído com blocos de granito que foram transportados individualmente por carroções de boi do canyon até o local onde seria construído o edifício, e até uma estrada de ferro foi construída mais tarde. A Construção começou em 1853 e durou exatamente quarenta anos.
O Templo foi realmente terminado em 1893 devido a numerosos atrasos em sua construção. A demora da construção aconteceu quando os Mórmons pegaram o contingente do Exército dos EUA que foram enviados a Utah. Neste momento da História, os Mórmons tiveram um grande temor do Governo, que não os protegeram dos conflitos do passado.
Fora o medo do Governo, os Mórmons enterraram a fundação inteira que tinha sido colocada nos anos precedentes, fazendo com que a construção ficasse parada. Depois que a Igreja e o Governo desenvolveram um relacionamento mais amigável e forte, os Mórmons já não o temeram mais e assim a construção foi recomeçada.

Devido às rachaduras na fundação, os trabalhadores foram forçados a recomeçar a construção. Depois que o exterior foi terminado, hábeis artistas e artesãos foram trazidos para terminar o interior do Templo, que tem 170 salas.
O templo de Salt Lake tem doze salas de selamento e quatro salas de ordenança. O exterior levou trinta e nove anos para ser feito, enquanto o interior levou apenas um. Hoje, o Templo de Salt Lake é o maior templo em funcionamento. Desde sua conclusão, ele passou por algumas reformas, mas em todas elas o projeto original foi preservado.

                     O TEMPLO DA CIDADE DE SALT LAKE HOJE.

Brigham Young que foi altamente envolvido na construção do Templo mas morreu antes que ele estivesse pronto. Neste caso, o Templo foi terminado sob os cuidados de Wilford Woodruff, quarto presidente da Igreja Mórmon.
Salt Lake recebe muitos visitantes por ano. Missionários Mórmons dão excursões guiadas pelo exterior o templo e sempre estão disponíveis a responder qualquer pergunta sobre a Igreja.

Na mesma região central, encontra-se o centro de conferência geral, o escritório da Igreja e o Tabernáculo Mórmon. Sua beleza externa serve de inspiração para os moradores de Salt Lake.
Como norma geral em todos os Templos Mórmons, somente os membros da Igreja que receberam suas investiduras e a devida autorização podem entrar no Templo, entretanto, as visitações dos jardins e dos espaços externos estão sempre disponíveis a todos. Há também um centro de visitantes aberto ao público em geral, onde os visitantes podem aprender mais sobre a Igreja e tirar suas dúvidas.

SELAMENTO NO TEMPLO

                  

Você pode ter ouvido falar de “selamento” em conjunto com o termo “Casamento Eterno”, bastante usado pelos Mórmons. Um lembrete rápido: um casamento eterno é um casamento especial realizado nos templos Mórmons que é feito para durar por toda a eternidade, muito além desta vida apenas. O poder selador é o poder pelo qual essa ordenança é realizada. E o poder selador se aplica para mais do que apenas o casamento – ele se aplica para toda a família.
O que é o poder selador? Quando Cristo caminhou sobre a Terra, Ele deu a autoridade de agir em Seu nome para os Seus apóstolos. Está registrado em Marcos 3:14-15 a ordenação desses apóstolos e que Ele deu a eles “[…] poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios”. Mas isso não era tudo. Para um apóstolo, Pedro, Ele deu um poder maior, o qual foi descrito como “as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16:19).

                                                  Sala de selamento

O poder que Jesus Cristo deu a Pedro é o que os Mórmons chamam de poder selador. Eles acreditam que ele foi perdido depois que os primeiros apóstolos morreram, e foi restaurada a Joseph Smith por Pedro, Tiago e João, os discípulos chamados por Cristo, e que através dele, a Igreja o tem hoje em dia. O poder selador é usado para selar casamentos nos céus assim como na Terra, e o propósito principal de um casamento eterno é a família continuar unida para toda a eternidade. Os Mórmons acreditam que uma família eterna unida e fiel, é a família que Deus quer que sejamos.

Mas o que acontece com os casais que se casam fora do templo antes? Embora os membros sejam encorajados a ter o casamento civil e o selamento ao mesmo tempo (porque para se casar no templo precisa antes ser casado no civil), um casamento no templo pode ser realizado anos depois de um casamento civil.
Mas um casal não deve esperar, não se eles podem evitar. Na crença Mórmon um selamento é um dos maiores dons e ordenanças que um humano pode receber. O casamento eterno é muito desejoso e sagrado.
Como um selamento afeta a vida de toda uma família? Se um marido e uma esposa precisam se selar no templo para estarem juntos para a eternidade, os filhos também precisam ser selados a seus pais no templo?
Se um marido e uma esposa se selam antes de seus filhos nascerem, então os filhos são selados a eles desde o nascimento. Isso se chama “ser nascido no convênio”. Eles partilham da promessa divina feito a seus pais. Se o marido e a mulher são selados depois do nascimento de seus filhos, então toda a família pode ser selada em uma cerimônia especial. Assim como todos os selamentos, isso também acontece em um templo Mórmon.

Assim como um casamento eterno, uma família eterna não é fácil de construir. Fé, comprometimento, e grande esforço são requeridos. Inevitavelmente haverá problemas. As crianças podem ter dificuldades ou mesmo ficarem rebeldes. Mas amor e esperança nunca devem deixar de existir. Para as famílias estarem juntas para sempre, eles precisam ser amigos e amar uns aos outros, assim como querer a companhia uns dos outros. É a responsabilidade e o privilégio de todos os membros conhecerem bem os seus pais, filhos e irmãos com grande desejo de coração e devoção muito além da amizade.
Matéria e fotos retiradas da web.

COMO FUNCIONA UMA REUNIÃO SACRAMENTAL ?

                                          Salão sacramental

A reunião sacramental é realizada na capela do prédio da igreja. Os membros são encorajados a chegar à reunião sacramental alguns minutos mais cedo. Eu adoro fazer isso para que eu possa ouvir o prelúdio, e também porque quando chego cedo, posso sentar aonde eu quero! Chegando cedo me ajuda porque eu sinto uma paz  em mim quando entro no prédio, desde que eu não esteja apressada ou estressada. Acredito que meus filhos possam sentir isso também. Muitas vezes, eles estão correndo e gritando no estacionamento, mas quando nos sentamos no banco, eles sussurram ao invés de gritar e sentam-se em silêncio (na maioria das vezes).
                                                        O pão e a água


A oração é uma parte importante em uma reunião sacramental. Antes do início da reunião alguém do bispado (semelhante a um pastor e seus assistentes) pede a um membro da congregação para fazer as orações de abertura e encerramento. Estas orações são ditas no início e no final da reunião. Estas orações não são memorizadas. Eles não dizem o mesmo a cada semana mesmo que você possa ouvir algumas das coisas que foram ditas antes. Durante estas orações damos graças pelo edifício que temos, pela chance de se reunir para a reunião e oramos por aqueles que podem estar doentes ou em necessidade, assim como outras coisas.
A música desempenha uma parte importante da reunião sacramental também. Nós cantamos hinos do hinário, o início e no final da reunião. Fazemos isso também antes do Sacramento. Eu amo cantar os hinos. Eles me fazem perceber o que o Senhor tem feito por mim. Eles me ajudam a compreender que Ele me ama. Eles acalmam minha alma.
Após a oração de abertura, um membro do bispado irá conduzir os negócio Ala – alterações de chamados, anúncios, as bênçãos de bebê, e ocasionais confirmações.
Em seguida, o sacramnto é servido e tomado. Nos é dado um pedaço de pão que é passado para nós em bandejas, seguido por um pequeno copo de água. O pão e a água cada um tem uma oração diferente que é dita por rapazes (16 +) que possua o sacerdócio Aarônico. rapazes mais jovens (12 +) levam as bandejas para os membros nos bancos e as bandejas são repassados e todos é dada a chance de participar. As orações são simples, e falam exatamente o mesmo a cada semana. Durante este tempo a capela é muito calma na. Às vezes eu uso esse tempo de silêncio na leitura das escrituras, orando e pensando em Cristo. É uma ótima oportunidade para pensar sobre o sacrifício que ele nos deu. O pão simboliza o corpo de Cristo e a água é utilizada para simbolizar o sangue de Cristo.

Após o pão e a água ouvimos os oradores. Uma vez por mês, geralmente no primeiro domingo, é o Domingo de jejum. Este é um dia em que somos incentivados a jejuar, não comendo ou bebendo durante um determinado período de tempo e concentrar nossas orações em uma causa especial, para nós mesmos ou para os outros. No Domingo de jejum, os membros da congregação não são chamados para discursar, ao invés, prestamos nosso testemunho, ou partilhamos nosso conhecimento daquilo que acreditamos ser verdadeiro, se somos solicitados ou temos o desejo. Acreditamos que quando partilhamos nosso testemunho, nós estamos fazendo a nossa fé mais forte.
No Domingo que não é o Domingo de jejum, o bispado convida de 2 a 3 oradores. Muitas vezes, há um jovem (idades 12-17) discursante e dois adultos (masculino ou feminino), discursantes que foram designados um tópico específico. Os tópicos para os discursantes varia da vida pré-mortal para a obra missionária ou para a revelação pessoal e tudo mais entre estes temas, sempre relacionados com Jesus Cristo e seu papel central no plano de salvação.

Matéria e fotos retiradas da web.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

MISSIONÁRIOS


Muitas pessoas já viram missionários "mórmons" (SUD). Eles normalmente se 
destacam onde quer que estejam porque são jovens, estão sempre alinhados, usando ternos escuros, camisas brancas e gravatas, trabalham sempre em duplas e utilizam a plaqueta que os identifica. Não é nenhuma surpresa o fato de que tantas pessoas os vejam porque a Igreja SUD tem provavelmente o programa missionário mais ativo da atualidade. Em 2004 havia 56.000 missionários, três quartos deles rapazes, servindo no mundo inteiro.
Desde o princípio, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou Igreja mórmon como é chamada freqüentemente, foi uma igreja de proselitismo, enviando missionários para todas as partes do mundo. O trabalho missionário é feito normalmente através de palestras ministradas, por contatos feitos pelos próprios missionários ou através de referências dadas pelos membros da Igreja que desejam compartilhar o evangelho com seus familiares, amigos e vizinhos.
                                           Missionários Mórmons

O trabalho missionário é parte fundamental e se tornou rapidamente uma das características marcantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os missionários homens, chamados Élderes, muitas vezes andando de bicicleta ou caminhando, podem ser facilmente encontrados nas ruas de pequenas e grandes cidades ao redor do mundo. As missionárias mulheres, que também trabalham em duplas, são chamadas de Sisters. Todos os missionários são designados através da sede da Igreja para servir e podem ser enviados a qualquer parte do mundo, em países onde o governo permite pregar. Os missionários contribuem para seu próprio sustento por até dois anos, e
 freqüentemente aprendem outro idioma. 

TEMPLO DE CURITIBA

O Templo de Curitiba Brasil é o centésimo vigésimo sexto (126) templo em operação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A Igreja Mórmon está no Brasil desde 1920. No começo, a maioria dos conversos eram imigrantes alemães que vieram ao Brasil e estabeleceram uma colônia agrícola na cidade de Ipoméia, no estado de Santa Catarina, depois da Primeira Guerra Mundial. Robert Lippelt e sua esposa, Augusta, chegaram ao Brasil procedentes da Alemanha em 1923, quando Augusta começou a pedir à sede da Igreja que lhe enviasse materiais didáticos. Em resposta, o Presidente da Missão América do Sul, Reinhold Stoff, saiu de Buenos Aires para visitar o Brasil. Ele voltou em 1928, com élderes missionários para ensinar as pessoas que falavam alemão no país. Os primeiros conversos filiaram-se à Igreja em 1929.
Em 25 de outubro de 1931, a primeira capela de propriedade da Igreja na América do Sul foi dedicada em Joinville.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os missionários mórmons foram tirados do Brasil, mas com o fim da guerra eles retornaram. Naquele tempo centenas de brasileiros começaram a filiar-se à Igreja.
O trabalho missionário continuou durante a década de 1950, e em 1959 havia cerca de 3.700 membros. A primeira estaca do Brasil foi organizada em 1966, em São Paulo. O Presidente era Walter Spät. Dez anos depois, o Brasil tinha 10 estacas, e um templo foi anunciado para São Paulo. Esse templo foi dedicado em 30 de outubro de 1978, pelo Presidente Spencer W.Kimball.
Depois do templo de São Paulo foram dedicados os templos de Recife (15 de dezembro de 2000); Porto Alegre (17 de dezembro de 2000); Campinas (17 de maio de 2002). No dia 23 de Agosto de 2002 a Primeira Presidência da Igreja Mórmon anunciou a contrução de um templo na cidade de Curitiba, Brasil - o quinto a ser dedicado em território brasileiro.

As autoridades da Igreja encontraram-se com as autoridades da cidade, incluido Beto Richa, Prefeito de Curitiba, em fevereiro de 2005. As autoridades da Igreja explicaram a importância do templo para os membros da Igreja Mórmon. Além do mais, a Igreja apresentou dois programas: Mãos que Ajudam e o Fundo Perpétuo da Educação.
O Prefeito expressou sua apreciação pelos serviços prestados pelo programa Mãos que Ajudam e disse que desejaria ver mais organizações demonstrando o mesmo zelo que a Igreja Mórmon dedica ao serviço voluntário.
Autoridades da Igreja presentearam o Prefeito Richa com uma estátua que representa os laços familiares.
O Templo de Curitiba Brasil será situado no bairro Campo Comprido e sua conclusão está prevista para meados de 2008. Assim como aconteceu durante a dedicação do templo de São Paulo, haverá uma grande apresentação cultural envolvendo os membros do Paraná e de Santa Catarina. O Templo beneficiará mais de 42.000 membros dignos da Igreja Mórmon dos estados do Paraná e Santa Catarina. 
A abertura do solo para a construção do Templo de Curitiba foi realizada no dia 10 de Março de 2005.

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (popularmente conhecida como A Igreja Mórmon) é uma igreja de fundamentação cristã com características restauracionistas e a maior denominação originária do Movimento dos Santos dos Últimos Dias. O nome oficial da igreja se refere a Jesus Cristo como seu líder e à conversão dos fiéis, ou santos, à igreja, na última dispensação — de onde surge a referência aos "últimos dias". O termo "santos" é a mesma denominação usada na época que Jesus Cristo veio à Palestina.
A Igreja está sediada em Salt Lake City, nos Estados Unidos e estabeleceu congregações em todo o mundo. Em 2009, a Igreja relatou um pouco mais de 13,8 milhões de adeptos em todo o mundo, um crescimento de 10,4% comparado ao ano de 2006. É a igreja que mais cresce no mundo atualmente, pois, em 1990, eram apenas 7,7 milhões. Atualmente, é a 15ª maior denominação religiosa no mundo. No Brasil, a igreja relatou possuir pouco mais de 1,1 milhão de adeptos
Os adeptos, habitualmente referidos como Santos dos Últimos Dias ou mórmons, são cristãos restauracionistas e conservadores e não se encaixam em nenhuma vertente do cristianismo tradicional. À semelhança de outras organizações restauracionistas, a igreja ensina que, após os eventos descritos no Novo Testamento, houve uma grande apostasia da verdadeira fé cristã e do sacerdócio. A Igreja ensina que esta verdadeira fé e sacerdócio foram restauradas por Joseph Smith Jr., através da profecia e da visitação de Deus, o pai celestial, e seu filho Jesus Cristo, o messias, como dois seres separados fisicamente, mas unos em propósito, no início de 1820. Também é relatada a posterior visita de anjos e profetas bíblicos como sendo mensageiros celestiais. A Igreja ensina que é a única organização na Terra com autoridade para realizar ordenanças válidas (como o batismo e o sacramento. A Igreja também pratica outras ordenanças, restauradas por meio de Joseph Smith Jr., como o casamento eterno e o batismo pelos mortos.